História



     No ano de 1993 os irmãos Marcos e Marcelo Valença incentivados pelo então prefeito de São Bento do Una, Paulo Bodinho, davam inicio a uma das festas mais exóticas já criadas na região. Curiosos em saber como corria uma galinha, criaram e fizeram acontecer a Corrida da Galinha. Manifestação que traz desde o primeiro momento de sua criação, um objetivo claro, de divulgar o nome de São Bento do Una, como um dos grandes centros produtores de aves e ovos do nordeste, além de divulgar a cultura local.
   Nos primeiros anos de existência a Corrida da Galinha resumia-se à população local e algumas cidades vizinhas. A animação ficava por conta do Trio Asas da América. A festa era concentrada na Praça Historiador Adalberto Paiva, onde o trio ficava parado e os blocos iniciantes entre eles a Turma da Galinhagem faziam a festa ao redor da praça.
  A partir da 3ª Corrida no ano de 1995, a festa deu um salto grandioso no calendário cultural do estado. Atraindo a atenção de rádios, revistas, jornais e tvs. E foi oferecido á população o que havia de melhor no momento, na música pernambucana. Artistas e bandas como: Versão Brasileira, Almy Ruche, Marrom, André Rio e claro: Asas da América, estavam sempre presentes no evento. Os blocos ampliaram-se e passaram a dar um brilho maior à Festa. A cidade passou a receber turistas de todas as partes do Brasil e até mesmo americanos e europeus, turistas estes como Marcos e Marcelo interessados em saber como corria uma galinha.
   E com tudo isso os homenageados, galinhas e galos passaram a conquistar seus espaços nas Tvs, como foi o caso do Programa do Jô onze e meia, onde o Galo Campeão substituiu o Galo Chicão, que cometeu suicídio, afogando-se numa cisterna ao saber que não seria ele o escolhido para participar do programa do Jô. (terá sido mesmo suicídio?)
  Assim, de poleiro em poleiro, de corrida e corrida, galinhas, galos e frangos foram conquistando a calçada da fama, uma das melhores matérias escolhidas por Marcio Canuto para o programa do Faustão da rede Globo.
  Em 2005, a Festa da Galinha foi um sucesso total, atraindo a atenção da mídia local, estadual e nacional. Durante uma semana, a cidade de São Bento do Una recebeu visitantes de várias partes do país e até estrangeiros. No domingão do Faustão mostramos que sempre há uma saída desde que haja ousadia e criatividade.

CHAT COCÓ DE GALINHA